top of page

Quais são os tipos de painéis solares?

Para aplicações domésticas, há essencialmente dois tipos de painéis fotovoltáicos: monocristalinos e policristalinos. Enquanto o primeiro é construído a partir de uma única fonte de Silício, provendo-lhe maior uniformidade e eficiência, o segundo utiliza cristais de silício de fontes distintas, sendo assim menos eficiente. O tipo monocristalino é o mais indicado para aplicações em que há pouca área disponível, por conseguir produzir maior quantidade de energia por m  .

2

O que acontece se o meu sistema produzir mais energia do que eu consumo?

Não há o menor problema! Se isso acontecer, é possível que o excedente de energia seja redirecionado e vendido à rede elétrica, ou armazenada em baterias para posterior consumo.

Todo mês terei a mesma quantidade de energia produzida?

Não! A produção de energia solar pelas placas fotovoltaicas depende de uma série de fatores. O primeiro é a taxa de incidência de radiação solar sobre elas. Quanto maior a incidência, mais energia é possível de ser produzida. O segundo fator é a posição das placas, bem como sua inclinação, que deve estar de forma a receber a maior incidência solar.

​Quanto tempo duram os equipamentos?

Os painéis fotovoltaicos têm em média 25 anos de vida útil. Após esse tempo, a eficiência energética pode ser reduzida consideravelmente.

bottom of page